..........

Fazendo os plasticos da sua maquina

Dificil de encontrar os plasticos da sua maquina? Na Filistra(11-3641-9088) voce encontra quase tudo quanto é plastico de maquina Taito. Se lá nao tem o plastico que voce deseja (ja que fazendo dessa forma acaba saindo mais caro que o plastico na Filistra), voce pode faze-lo em casa. Sim! Em casa! Fica identico a um plastico original (Salvo raras exceções) e é um processo muito prazeiroso. Vamos aprender como faz.

 

Passo 1 - Scaneando os plasticos originais

Se voce tem acesso aos plasticos originais da sua maquina, fica mais facil. Senao, temos o Banco de Plasticos disponivel nesse site. Normalmente seus plasticos estao nesse estado, daqui pra pior

O primeiro passo é scanea-lo (alguem tem um verbo melhor?) em 300 DPI, no minimo 16 milhoes de cores (24 bits) em um BOM programa de tratamento de imagens. Recomendo o Photoshop. Mas outros programas tambem servem, como o Paint Shop Pro ou o PhotoMax

Apos o scanning, voce precisa dar uma "melhorada" nas cores dele, para que se aproxime o maximo possivel do original. É recomendado tambem desenhar uma "borda" ao redor do mesmo, para voce saber o tamanho exato do acrilico que vai ter que ser cortado para caber o desenho.

O objetivo é voce ter uma imagem o mais proxima possivel do original. Claro que as vezes NAO TEM CONDIÇÕES. Mas mesmo assim tente, é um trabalho muito divertido. Possivelmente no futuro teremos um pequeno tutorial de Photoshop para essa aplicação.

Passo 2 - Juntando tudo em uma folha e imprimindo

Varias lojas tem disponivel copia xerox colorida. A maioria (as maiores notoriamente) lhe permitem imprimir um arquivo em disco, feito no Corel DRAW! ou no Photoshop. Voce vai criar uma pagina tamanho A3, contendo todos os plasticos da sua maquina, e salva-la em formato JPG. O arquivo fica razoavelmente pequeno e voce pode transporta-lo em disquete. Mande imprimir essa pagina no papel mais branco que o bureau tiver disponivel (ou até papel couche), mas tire umas duas ou tres copias. É normal cometer erros durante o processo. A vantagem é que um erro sai barato, desde que o erro nao seja no recorte do acrilico.

Passo 3 - Reunindo o material

Voce vai precisar de

  • Uma folha de acrilico com tamanho suficiente para caber todos seus plasticos
  • Uma retificadora Dremel® ou coisa parecida para recortar e esmerilhar os cantos dos plasticos
  • Furadeira (preferencialmente de velocidade regulavel)
  • Broca de 3 e de 4 mm aço rapido
  • Duas boas doses de paciencia (das grandes)
  • Cola branca (sim, aquela de escola)
  • Contact® transparente ou branco
  • Regua plastica (vai sujar de cola, ok?)
  • Um local limpo e amplo para trabalhar
  • Secador de cabelos

Tudo reunido, vamos a obra

Passo 4 - Colando a impressao no acrilico

Apos o acrilico bem limpo (pano umido ou mesmo seco), nos vamos colar as figuras no mesmo. Se voce fez o desenho com borda, recorte cada desenho pela borda e va dispondo em cima da folha de acrilico. Se voce desejar previamente cortar o acrilico em pedaços pequenos para facilitar o serviço, tambem pode, a escolha é sua

A melhor forma de colar o papel é: Despeje um pouco de cola em cima do papel, espalhe bem com o dedo, coloque o papel (face impressa com a cola) no acrilico, use a regua para espalhar - do centro para as bordas - a cola. Procure nao deixar "bolsoes" de cola no papel, isso só lhe trará problemas e demora na secagem

Disponha as varias peças no acrilico, ou nos varios pedaços de acrilico. Para facilitar a secagem, desprenda o contact® da sua "base" (o papel liso) e use A BASE para cobrir o impresso e o acrilico - como se voce estivesse colocando o contact® de volta na base. Aquele papel-base nao deixa a cola pegar nele, portanto fica facil de usar para colocar pressao no acrilico, sem colar o papel da base.

Espere pelo menos 24h. A cola tem que ficar BEM colada no acrilico. Nao use fogao, forno, etc, porque vai apenas amolecer o acrilico. A cola tem que ter tempo de curar. Cola epoxy tambem pode ser usada (é mais rapido) mas voce tem que SABER trabalhar com epoxy, porque senao os resultados serao desastrosos. E com cola branca, voce sempre pode lavar o acrilico e usa-lo de novo. Com epoxy, babau.

Passo 5 - Depois das 24H

Agora voce tem um "sanduiche" danado - tente retirar o "papel base" do contact sem rasgar o desenho. Se voce retirar junto uma camada do papel do impresso, é MELHOR. Acredite se quiser. Se o desenho realmente colou no acrilico, voce pode tirar quase todo o papel que o desenho permanecerá no acrilico, e indica que a colagem foi perfeita. Nao se preucupe com as bolhas e os bolsoes de cola nesse momento, breve vamos resolver isso.

Pegue o secador de cabelos e aqueça, em uma superficie lisa, o acrilico + impresso POR TRAS, ou seja, pelo lado do impresso. Va aquecendo aos poucos, para acelerar a secagem da cola. Se voce se sentir inseguro para retirar o papel base, faça essa etapa do aquecimento ANTES de retirar o papel base. Nao prejudica o resultado em nada.

Se voce fez tudo corretamente, voila! Voce tem um ou mais plasticos reproduzidos com perfeição

Passo 6 - Recortando o plastico

A forma mais facil de recortar o plastico é fazendo um corte "grosso" (desajustado) no acrilico com o disco de corte da Dremel®

E depois acertando o corte com um esmeril, lixa+paciencia ou um rebolo de desbaste da mesma Dremel®

Apos esse trabalhao todo, voce deve estar com o plastico ja no formato definitivo. Estamos quase lá!!!

Passo 7 - Toque final

Agora vamos a finalização do plastico: Nos temos varias opçoes para o revestimento da parte traseira do mesmo

  • Contact® branco ou transparente - solta com o tempo, e nao gosto
  • Tinta branca - acho que é a melhor opção
  • Verniz - inclusive pode ser usado como cola

Depois de pintado E BEM SECO, vamos fazer os furos. O ideal é usar uma furadeira de velocidade regulavel e furar DEVAGAR. Isso porque o acrilico lasca com facilidade, e nao fica bonito um plastico perfeito com um lascado de todo tamanho. Fure de tras pra frente (do lado do impresso pro lado de cima) que fica com um resultado bem razoavel.

Pronto! Agora é só colocar na maquina, e se divertir!

©2001 Alexandre Souza