..........

Giga Microprocessada Taito - Introdução

A Giga contem os seguintes modulos:

  • Fonte de Alimentação
  • Teste Sintevox
  • Teste Placa CPU
  • Teste Placa Interface
  • Teste Placa Display
  • Teste Placa Fonte Logica
  • Microcontrolador
  • Caixa

1 - Fonte de alimentação

Uma fonte simples de PC, adaptada para fornecer as seguintes tensoes: +5, +12, -5, -12, +11, +24, com os devidos resistores de carga e fusiveis para evitar danos a mesma. Nada de especial aqui, a nao ser o circuito charge-pump que sobe os 12 volts ja disponiveis na fonte de PC para 24 volts.


2 - Teste Sintevox

O microcontrolador gera uma sequencia de bits, de 0 a 255, e verifica a presença dos mesmos no barramento de dados da Sintevox. Da mesma forma, gera todos os sons de uma determinada ROM e simultaneamente testa o amplificador de audio e circuito de voz (SC-01). Tambem sao testados CLOCK e RESET da CPU. Todos os modelos de Sintevox sao testados por esse modulo, tendo a identificação de defeitos facilitada pelo circuito microprocessado.


3 - Teste Placa CPU

Neste teste é utilizada uma ROM especial, que testa as RAMs, endereçamento, CLOCK, seleção de perifericos, voltagem da bateria. O microcontrolador da giga auxilia, verificando esses sinais, gerados pela ROM.


4 - Teste Placa Interface

Este é o teste mais complexo de todos, nao apenas pela quantidade de portas logicas, mas principalmente pela quantidade de transistores usados. Penso inclusive em incluir na giga um testador de transistores, por desencargo de consciencia. Neste modulo, sao testadas TODAS as portas logicas acessiveis da interface, inclusive com seus transistores drivers de saida. Tambem é testado o circuito de +18 volts (aquele zenerzinho maldito la do canto inferior da placa), oscilador local (um GRANDE problema nas interfaces), etc.


5 - Teste Placa Display

A placa display é muito simples, mas as vezes um probleminha bobo (fora aquela penca de TIPs la embaixo) deixa a gente doido. Fora o fato que os fios que interligam os conectores sempre quebram. Por isso, a giga terá um modulo que testará os displays e transistores individualmente.


6 - Teste Placa Fonte Logica

Encaixa-se a fonte logica na giga, e automaticamente é verificada a tolerancia de suas tensoes, imunidade a AC e circuito de RESET.


7 - Microcontrolador que comanda toda a Giga

Esta é a parte mais complexa da giga. Um microcontrolador RISC (Atmega 32L, pelo menos por enquanto) de 32K de Flash ROM e 2K de RAM rodando a 12 MHz. Com sistema upgradeavel/programavel pelo usuario e LCD de 40 chars X 4 linhas. Vai fornecer os sinais necessarios para a excitação das placas e conferencia dos mesmos. A "ponta de prova inteligente" vai retornar ao processador os sinais das placas em determinados pontos, permitindo ao mesmo lhe orientar acerca de qual integrado substituir.


8 - Gabinete para a Giga

Faz bem feito, mas faz bonito. Uma maleta de madeira, que caiba todos os modulos e permita leva-los para a casa de algum amigo que precise reparar sua maquina.


Bem, este é o esboço do projeto. Sugestoes e criticas, para webmaster@pinball-taito.com.br Infelizmente nao tenho datas para a compleccao dos modulos. Ou seja, vai saindo a medida que eu tiver tempo para trabalhar neles. Quem quiser dar uma maozinha, é só levantar a mao.