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O conteúdo desta seção é provido por Newton Pessoa - npessoa@hotmail.com
A Sintevox
Vamos iniciar agora um breve curso de pinballs Taito para não iniciados, isto é, para pessoas que não possuem conhecimento técnico na área de eletrônica. Optei por iniciar pela placa de som por achar ela mais didática.
Você já reparou o quanto o som é importante num jogo de pinball? Faça a seguinte experiência: retire o conector do alto-falante e comece a jogar. É totalmente diferente! Os sons e (mais modernamente) as vozes são fundamentais.
Pegue o circuito levantado pelo Gabriel Torres que está disponível neste site ou pegue a sua própria Sintevox e leia este artigo. Certamente no final, mesmo que você não seja um apaixonado pela eletrônica, vai compreender e valorizar mais a sua máquina.
A Sintevox teve o seu projeto fortemente influenciado pelas placas de som das Williams da geração da Flash e da Firepower. Ela é, na verdade, um pequenino computador com a função de gerar sons. O 6802 é o microprocessador da placa e executa as instruções gravadas num tipo especial de circuito integrado - CI chamado EPROM. Neste tipo de memória, os dados são gravados na fábrica e podem ser apagados, caso seja necessário corrigir algum erro do programa, através de aplicação de luz ultravioleta (invisível) na parte superior do CI chamada "janela". O problema é que a luz do sol ou mesmo a luz de lâmpadas florescente também contém luz ultravioleta e pode apagar os dados contidos na memória. A maioria das EPROMs sai com uma etiqueta em cima do CI e isto não é enfeite. Esta etiqueta visa proteger da luz os dados contidos. Caso a sua placa não tenha esta etiqueta, coloque uma em cada escrevendo antes XXXX-1 na EPROM da esquerda e XXXX-2 na EPROM da direita, onde XXXX é o nome da sua máquina (por exemplo: VORTEX-1 e VORTEX-2).
As duas EPROMs da placa são as 2716 (ou a equivalente da Texas Instruments 2516) que ficam logo abaixo do microprocessador. Muito cuidado com estas memórias, se elas se danificarem ou perderem os dados armazenados você terá problemas pela frente, isto é, precisará encontrar alguém que tenha um copiador de EPROM e um pinball igual ao seu para você copiar as duas EPROMs dele. Normalmente as faculdades de engenharia e escolas técnicas de eletrônica possuem um gravador de EPROM. Boas empresas de manutenção de informática também.
Voltando ao estudo da placa. O microprocessador 6802 recebe um comando para executar alguma música. Este comando vem do Rack via chicote SC e encontra quatro circuitos integrados: dois 7403 e dois 7407. Os 7403 funcionam como inversores de sinal, isoladores e reforçadores (chamados Buffers), enquanto o 7407 inibe o circuito caso haja falha na alimentação de +12V. O sinal chega então na PIA 6821. A 6821 funciona como uma recepcionista. Calma, eu explico: quando você visita uma empresa de grande porte primeiro você chega na recepção e se anuncia, informando com quem você quer falar. A recepcionista então telefona para esta pessoa e, dependendo da resposta, autoriza a sua entrada ou não.
Os dados vindo da lógica de entrada também não podem chegar diretamente no 6802, o microprocessador. É preciso passar pela "recepção" que é o 6821. O 6821 então, num momento conveniente, envia estes dados para o microprocessador executar o som.
O 6821 possui duas "portarias": PA e PB. PA é a saída dos dados e PB a entrada dos dados. Os dados vindo da lógica de entrada chegam, portanto, em PB.
Os dados que saem (sons ou mesmo música) são digitais, ou seja, um aglomerado de zeros e uns e precisam ser convertidos. Quem faz este trabalho é o CI 1408 que tem o apropriado nome de conversor digital-analógico. Ele recebe os dados via PA do 6821. Após este CI o sinal é amplificado pelo CI amplificador de potência TDA2002 e finalmente chega às caixas acústicas.
Outros C.I.s: O 555 é o reset ao ligar, isto é, faz uma "limpeza" de dados toda a vez que ligamos a máquina. O 74123 é o oscilador que gera pulsos para o microprocessador trabalhar. E finalmente o 4068 gera um pedido de interrupção do processamento toda a vez que todas as entradas que vem do rack (chicote SC) estiverem em nível lógico zero ou a proteção contra a falha dos +12V estiver acionada.
Ajustes: A placa apresenta dois ajustes. O disco vermelho do meio, na verdade um resistor ajustável chamado trimpot, ajusta o volume e o do canto ajusta a velocidade com que os sons são reproduzidos. Ajuste o primeiro de acordo com o seu gosto e o segundo iniciando a partida e forçando um "tilt". Pelo som da marcha fúnebre é possível determinar o ajuste correto pelo ouvido.
*Engenheiro eletrônico. Endereço: npessoa@hotmail.com
Agosto de 2000.