..........

Aula 1 - os flippers

De onde vem o nome Flipper? Sei lá, acho que é daquela maquina Gottlieb (me corrijam se eu estiver errado) onde a "palhetinha" é chamada de flipper. Dai o tal nome flipper. Não me pergunte de onde o cara tirou isso. Mas ele pode ser seu melhor amigo, e seu melhor inimigo. Vamos aprender um pouco sobre ele.

Como funciona?

O mecanismo é bastante simples. Voce tem uma bobina, que puxa um embolo, que move uma haste, que gira o fliper. Aqui está uma figura que explica mais ou menos como é o sistema (esse desenho é o de uma maquina importada, o da Taito é praticamente igual, confie em mim)

Vamos dissecar esses componentes:

- BOBINA - É um enrolado de fio. Nada mais do que isso. Mas embora seja um componente simples, tem toda uma tecnica envolvida. Uma bobina é composta de um corpo de plastico (que quando a bobina aquece demais, deforma e estraga. Dica! dica!), um enrolamento de varias voltas de fio (mais sobre isso depois) e um papel que envolve o fio. Tem tambem um diodo que absorve a força contra-eletromotriz (voce nao estudou isso na escola? tsss!) e os terminais onde se ligam os fios.

- "PINO" - Nada mais é do que um "eixo" de metal que desliza dentro da capa de nucleo, que fica dentro da bobina.. O magnetismo gerado pela bobina, atrai esse eixo de forma que movimenta todo o conjunto.

- CAPA DE NUCLEO - É uma especie de "tubo" que é encaixado dentro da bobina - como o "vai e vem" do pino fatalmente vai gastar a bobina, voce usa a capa de nucleo para evitar esse desgaste. Gastou a capa? Troca por outra rapidinho, e custa mixaria.

- BUCHA DO EIXO - Um dos componentes mais importantes do conjunto do flipper. Ele mantem o eixo que segura/roda o flipper no lugar, com isso fazendo com que ele se movimente POR CIMA do playfield e nao NO playfield. Ja viu no playfield de alguem, marcas como essas?

Pois é, isso aí no W e entre o H e T, nada mais é do que flipper raspando no playfield. Quando isso acontece, é batata: Bucha do eixo. Sempre verifique se os seus flippers estao se movimentando direito, para evitar que o mesmo aconteça ao seu lindo e encerado playfield.

Olhe aqui algumas buchas de eixo. A branca (WMS) é igual a da Taito.

- FIM DE CURSO - Essa é A parte mais importante do conjunto Fliper.

O sistema TAITO de flippers é assim: A bobina tem dois enrolamentos. Um de fio mais grosso (aceita mais corrente) que dá o "empurrao" inicial da bolinha. Outro de fio mais fino (menos corrente) que apenas mantem o flipper levantado. Esses enrolamentos sao chaveados pelo Fim-de-Curso, tambem conhecido (e vamos chama-lo aqui) como EOS ou End Of Stroke. Este interruptor desliga a corrente ALTA da bobina, mantendo apenas a BAIXA. Se voce deixasse a corrente ALTA da bobina ligada direto, a bobina ia esquentar demais, e babau transistor/bobina/nucleo/etc. Por isso o EOS. Inclusive, o famoso "regular força do flipper" que o pessoal diz por ai que é mudando o "tap" do transformador, é feito justamente nesse interruptor. Se voce afasta mais o interruptor do acionador do EOS, ele deixa o flipper "mais forte". Se voce o aproxima, ele fica "mais fraco". Nada de entortar laminas, ou mudar a voltagem de entrada da maquina. A regulagem é AI. Tem dois parafusos que mantem o EOS preso no lugar. Afrouxe um deles e regule a inclinação do EOS. Olha o flipper mais forte aí gente! :o)

- ATUADOR DO EOS - É um pino que quando o flipper chega a um determinado curso, desativa a corrente alta atuando o EOS. Tem uma borrachinha em volta, nao se esqueça de sempre dar uma conferida nessa borracha, é vital que ela esteja em bom estado.

- EIXO DO FLIPPER - Nao se tem muito a dizer. Basta saber que é um eixo. :o)

- MOLA DE RETORNO - Se a bobina empurra, alguma coisa tem que puxar de volta, nao é? É fundamental que esta mola esteja em bom estado. Ela que garante a rapida ação dos nossos amigos Flippers. Se ela estiver fraca ou enferrujada, provavelmente o flipper nao vai retornar rapidamente a posicao de repouso, atrapalhando bastante o seu desempenho como jogador.

 

A "Borrachinha" do flipper

Para que serve aquela "borrachinha" em volta do flipper?

Aquela borrachinha é justamente o que amortece o impacto entre a bola (pinball) e o flipper. Sem ela, o jogo ficaria impossivel, o flipper todo mordido pela bola e o barulho seria insuportavel. Aquela misera borrachinha tambem merece todo o nosso cuidado.

A manutenção dela é simples: Retire-a, rode a mesma um pouco pra direita, coloque-a no lugar. Isso joga pra tras do Flipper (para baixo, olhando de cima) a parte ja gasta, colocando borracha nova na frente que é onde a bolinha bate. Ela ja está ferrada? Entao compre outra! Nao deixe sua maquina apodrecer, mantenha-a sempre em bom estado, uma borrachinha custa uma merreca!

Lubrificação? Melhor **sem** lubrificação. Nunca se esqueça disso.