........

Curso de "eletronica Taito" - Primeira parte

A pergunta mais dificil de quem vai restaurar uma maquina Taito, é justamente por ONDE começar. Quando chega aquela maquina imunda, quebrada, arranhada e aparentemente irrecuperavel, bate aquele sentimento de "comprei um lixo". Mas nao é assim. Vamos passo a passo descobrir como deixar sua maquina novinha em folha.

O inicio

A pior coisa é o inicio. Vou assumir que voce tem conhecimento ao menos basico de eletronica (Tia Claudia, só trocar EPROM nao adianta) e tem as ferramentas apropriadas: Ferro de soldar para eletronica, sugador de solda, solda de boa qualidade, multiteste, etc.

O primeiro teste a fazer é com a fonte logica.

Fonte logica na maquina

Observe que voce tem dois conjuntos de conectores na fonte logica. No pente de conectores de baixo, voce tem as tensoes que vem da Fonte Box (aquela com os dois transformadores que fica embaixo do playfield). Nesses conectores voce tem que ter as tensoes que estao escritas logo acima/abaixo deles. O circuito da fonte é bastante simples, mas a parte mais importante é o circuito de power-on-reset. Sem ele, dificilmente a maquina funciona direito.

As tensoes:

Primeiro, retire a placa da fonte. Meça as tensoes no conector de BAIXO (veja a foto). Voce deve encontrar (de acordo com as marcações) +5 volts, -5 volts, +16 volts, +10 volts e AC. Todas essas tensoes sao referenciadas ao GND. Se voce nao sabe, GND é o "negativo" da fonte, como comumente chamado. Para ser correto, vamos dizer que é o "comum" da fonte.

Colocando (com a maquina desligada né?) a fonte no lugar, religamos a maquina (deixe os conectores do rack desligados nessa etapa) e verificamos as tensoes no conector de CIMA da fonte. Observe que a fonte tem varios "buracos" onde voce pode enfiar a ponteira do teste (sem segundas conotações, pessoal). Neste conector, voce vai encontrar as tensoes estabilizadas de +5, +12, -5 e RST. Esse RST merece uma atenção toda especial.

O RST:

Quando vai começar uma corrida, um sinal avisa a todas elas - ao mesmo tempo - para que comecem a corrida - ao mesmo tempo. Assim é o circuito de reset - ele sincroniza todos os circuitos do rack para andarem "no mesmo passo". Sem ele, o rack dificilmente parte corretamente. Este mesmo circuito funciona como um "protetor de subtensao". Caso a rede eletrica caia abaixo de um determinado valor (regulavel no trim-pot vermelho que tem na lateral da placa) a maquina é travada para nao danificar seus componentes.

Note que no momento nao vamos dar maiores informações de como reparar a fonte. Isso porque tendo o esquema (que nos fornecemos), se voce sabe eletronica, vai saber reparar a fonte. Se nao sabe, vai fazer as coisas ficarem piores. Entao melhor chamar "aquele" amigo que saca de eletronica pra ajudar a colocar a fonte perfeita ;o) Vale lembrar que DIFICILMENTE alguma coisa estraga nessa fonte.

RACK

RACK é a denominação dada para o conjunto de placas que fazem a sua Taito funcionar. Nela temos 3 placas

- Placa dos Displays

- Placa CPU

- Placa Interface

Vamos ver as funcoes de uma a uma, com alguns detalhes

Placa dos Displays:

Esta placa é a "base" do rack. Nela contem

- Displays de 7 segmentos (Tipo MAN8640)

- Transistores (TIP 141)

- Resistores e outros componentes passivos

- Conectores para as placas CPU e Interface

Placa CPU (ugh, mas que imagem horrivel!!!)

A CPU é o "computador" da maquina taito. Movido por um processador 8080 (a maior pastilha preta que voce encontrar na foto, pode até ser um processador "simples", mas tem varios macetes que se nao obedecidos, nunca funciona direito. Vamos ver isso mais pra frente.

Placa INTERFACE

A placa interface é o que fica entre a CPU e a maquina inteira. Ela cuida do acendimento de lampadas programadas, sensorização do playfield (interruptores, bandeiras, rollovers, etc), comunicação com a Sintevox, etc. É a segunda maior dor de cabeça das maquinas taito. Se travar, trava a maquina toda. Breve vamos aprender suas dicas e macetes.

O Rack é a parte mais problematica da maquina taito. Praticamente todos os defeitos se localizam nele. Campeao do mau contato, é a peça mais esquecida na hora da reparação. E é por ele que nos vamos começar a farra.

O inicio

Nos vamos começar fazendo uma coisa impensavel: Assumindo que a fonte Logica está boa, nos vamos retirar TODOS os conectores do rack, com exceção dos dois ultimos conectores mais a direita na parte de baixo. Esses dois ultimos conectores sao justamente os que levam alimentação ao rack. Se o seu rack está bom, voce vai ligar a maquina, aguardar uns 10 a 15 segundos e ver o display funcionando (normalmente mostra o recorde - em torno de 600 mil, e o placar do ultimo jogo). Se nao mostrar, voce tem um grande problema.

Ih, o rack pifou...

(Pausa para os comerciais)

Seu rack está pifado? Nao fique embananado! Ligue para (27)3339-0138 e mande o mesmo para quem entende do assunto! Consertamos qualquer equipamento de diversao, e temos amplo conhecimento das maquinas Taito. Ligue djá! :oD

(retornando dos comerciais)

Rack pifado é uma grande dor de cabeça. O ideal é ter um jogo a mais de placas para isolar o defeito em uma determinada placa, mas vou tentar relatar aqui os defeitos mais comuns, para facilitar sua vida

 

(CONTINUA EM BREVE)