..........

Como REALMENTE conservar sua maquina Taito?

Varias pessoas me perguntam: O que devo fazer para a minha maquina Taito ficar "nos trinques"? Parece simples mas não é. Mesmo assim não é nenhum bicho de sete cabeças. Então vamos enumerar alguns itens importantes a serem observados na...


CONSERVAÇÃO DA SUA MAQUINA TAITO

1 - Gabinete

O gabinete de uma maquina Taito, nada mais é do que um caixote de madeira com pintura automotiva por cima. É tão simples de cuidar da pintura, quanto da pintura do seu carro. Recomenda-se, logo quando você compra o Pinball, passar pasta para polir numero 2 (a mais fina), e umas três ou quatro demãos de cera gran prix (sem fazer propaganda, mas ela é a melhor) na parte PINTADA. No cromado, vamos ver daqui a pouco. De 6 em 6 meses, uma demão caprichada de cera gran prix vai deixar seu gabinete sempre novinho e lustroso. Tome cuidado para não deixar restos de cera nos cantinhos dos metais. Use uma escova de dentes velha para retirar essa cera, antes dela endurecer.

Nos metais cromados, aplique um dos polidores já conhecidos do mercado: Brasso, Silvo ou Kaol. A forma de aplicação é bastante simples: Passe com um algodão, o produto por toda a extensão do cromado. Espere secar. Depois use uma flanela para dar brilho. Uma ou duas demãos costumam ser suficientes. E o brilho que fica depois, é lindo!

Para os metais pintados de preto, a mesma pasta pra polir e cera gran prix pode ser usada. Note que se você optou por pintar com Epoxy os pés, barra de trava do vidro, etc. Basta você usar um pano seco e limpo para retirar a poeira. Não se usa cera pra polir em Epoxy, uma vez que o "barato" dessa pintura é justamente o visual altamente fosco.

Os vidros, você usa o limpa-vidros comum que é usado na sua casa. Lembre-se que vidro se seca com JORNAL VELHO e não com pano. O pano deixa fiapos e fica feio. Jornal apenas seca, e fica ótimo. Se o vidro quebrar, use SEMPRE vidro temperado. Quando ele quebra, vira um milhão e meio de caquinhos minúsculos que não machucam. O vidro não-temperado, vira um monte de lascas altamente cortantes. Não preciso dizer que isso pode criar um acidente na sua casa, não é?

Bolinha, sempre cromada e brilhante. Aos primeiros focos de ferrugem em uma bolinha, TROQUE IMEDIATAMENTE. Uma bolinha com míseros pontos de ferrugem, funciona como uma lixa! E não preciso dizer que vai estragar seu playfield raro e caro rapidinho, não é? Uma bolinha dessas custa 3 a 5 reais em uma loja de rolamentos. E você não vai trocar a beleza e a velocidade do seu jogo, por 5 reais, não é?

Por dentro da maquina, vale sempre a pena passar o aspirador de pó COM CUIDADO, para que ela fique sempre limpinha e fácil de ver quando há algum defeito. NUNCA (eu disse N U N C A) faça aquela tal limpeza com jato d'água que recomendam por aí no Playfield. Isso porque os fios nada mais são do que "capilares" que vão sugar a água que estiver próxima as suas extremidades, e armazena-la dentro dos mesmos. Vale lembrar que o processo de oxidação de um metal, se dá muito mais facilmente quando a água está presente em sua superfície, uma vez que a água carrega entre suas moléculas, átomos de oxigênio (não é NA molécula e sim ENTRE as moléculas, veja bem) que executam o processo de oxidação.

2 - Backbox

Nada melhor para limpar seu backbox por dentro do que um pincel largo e de cerdas bem macias. Basta passa-lo para retirar a poeira. Nada mais deve ser feito. Lubrifique de ano em ano com graxa, as trancas do backbox. Verifique o bom funcionamento do ventilador da CPU (o que? Sua maquina não tem o tal ventilador? Veja então abaixo!) e a regulagem do reset da fonte lógica. Gire o trim-pot da fonte lógica todo no sentido anti-horario, para o led da mesma apagar. Vá girando no sentido horário até o led acender. Gire mais um pouquinho de nada, e a regulagem é esta ai mesmo. Lembre-se: Se o led estiver apagado, significa que sua CPU está em "reset" e não vai funcionar. O bom funcionamento do seu rack é completamente dependente deste reset. Também, verifique se o cabo de aterramento do Rack está devidamente conectado. Se não estiver, conecte-o. A falta deste "aterramento" gera os problemas mais doidos possíveis em um rack. Lembro-me do caso de um companheiro que tinha sua shock com os displays piscando, e raramente resetava. Após verificar tudo, ainda não funcionava direito. Bastou ligar o fio terra, e ela funcionou redondinho. Verifique também os quatro fusíveis da linha de alimentação das lâmpadas (L0, L1, L2, L3), se estão com os terminais em bom estado. Fusível que enferruja DEVE SER TROCADO IMEDIATAMENTE!!! Em qualquer lugar! Porque a ferrugem gera resistência, e a resistência em um contato entre dois condutores, gera calor! Isso pode até provocar um incêndio!

Na placa sintevox, você tem dois trim-pots. Um ajusta a velocidade da musica e o outro ajusta o volume. Não tenho um método correto para ajustar a velocidade da musica (Ajusto "de ouvido", e em nada prejudica o jogo). Este que ajusta a velocidade, é o trim-pot mais a esquerda da placa. O outro ajusta o volume. Ajuste a gosto.

O backglass deve ser cuidadosamente limpo por fora, com limpa-vidros e seco com jornal. Por dentro ele deve - preferencialmente - nem ser tocado! Mas se estiver sujo, use seu pincel de limpeza para dar aquela geral nas áreas mais escuras.

As lâmpadas de GI (iluminação) devem ser trocadas quando der defeito, e seus soquetes limpos. Note que as lâmpadas originais são do tipo #44, mas você deve usar - se quiser uma vida maior para suas lâmpadas e seu backglass - as do tipo #47, que são um pouquinho de nada mais "frias", e consomem menos energia.

Para limpar os soquetes, é bastante simples! Utilize um lapis-borracha para limpar as laterais e a base do soquete (se você não sabe, borracha é um dos melhores jeitos de limpar QUALQUER metal), ou uma lixa fina enrolada em um lápis. Limpe também o corpo metálico da lâmpada, e aquela gota de solda que tem em sua base. Use lixa para ambos os casos.

3 - Parte superior do Playfield

A parte superior do playfield é uma das partes mais importantes da maquina, então vamos dividir o cuidado em pequenas etapas

a) Limpeza do PF: Limpe com pano seco, ou preferencialmente aquele famoso pincel. Após retirar TODA a poeira, utilize um lustra moveis inerte (como por exemplo o Poliflor - todo flipeiro usa isso desde os primórdios do Pinball!) em toda a superfície do PF. Use uma varinha de madeira com um pedaço de estopa ou flanela na ponta para passar o polidor, e outra para dar o "polimento". Quanto mais esfregar, mais bonito fica. Não tente usar coisas como "veja" e "cloro", porque NÃO LIMPA. Um bom resultado se consegue também (nos PFs mais castigados) com pasta e cera de polir. Use pasta de polir APENAS UMA VEZ, e preferencialmente com o PF todo desmontado por cima (pra não Ter que passar de novo), e depois sempre cera grand-prix.
b) Plásticos decorativos - Muito cuidado com eles, alguns são dificílimos de conseguir. Se eles começam a aparentar uma cor caramelo, danou-se! Só mesmo trocando o plástico. Mas se ele estiver meio "fosco", pode-se dar um excelente polimento com Kaol, Silvo ou Brasso. Se os seus plásticos decorativos estiverem "ondulados", existe um meio de deixa-los retinhos de novo: Aqueça-os no forno, por pouco tempo - até amolecerem - e depois os coloque dentro de um livro grosso qualquer, com um peso por cima. Use plásticos velhos para você treinar o processo. Depois de fazer uma ou duas vezes, você pega as manhas e fica fácil de fazer. Caso você tenha quebrado algum dos plásticos ou eles não sejam originais, observe no http://planeta.terra.com.br/lazer/pinball uma forma bastante fácil de refazer o seu plástico igual ao original. La tem inclusive um banco de dados com as imagens dos plásticos para download de quem precisar.
c) Postes plásticos - Bastante simples: Retire-os, deixe de molho em veja multiuso por uma ou duas horas, depois escove-os com uma escova de dentes velha e enxágüe. Caso algum deles esteja "remendado" ou esbranquiçado, use tinta para vitral que você encontra em qualquer papelaria. Fica perfeito. As vezes sai mais barato substituir. Depende de qual poste é.
d) Borrachas - É a coisa mais barata do mundo pra substituir, e 20% do seu jogo NO MINIMO é feito por elas. Se você não conseguir as originais (Batalha, Filistra, etc.), você pode comprar borracha para encanamento TIGRE (loja de borracha vende, algumas casas de material de construção também), cortar no tamanho certo e emendar. Para emendar borracha, use cola de Cianoacrilato (Super Bonder) que, lá pela terceira ou Quarta emenda, você vai ver como fica idêntico a uma borracha inteira. É bastante fácil! Tente que você vai ver! Mas mesmo assim, leve o seu jogo de borrachas até uma casa de borrachas, que as vezes já existe a borracha correta pronta.
e) Parafusos e porcas - Também faz uma diferença danada! A melhor forma de você mante-los em forma é: Retire um dos "castelos" (aquele parafuso grandao que vai desde a madeira, por dentro do poste, até o topo onde as porquinhas se parafusam) e prenda-o na sua furadeira. Primeiro limpe-o com bom-bril (aquele das 1001 utilidades) e depois de polimento com um pano bem cheio de Kaol, Brasso ou Silvo. Se você tiver o tal do "rouge" de polimento (que você encontra em lojas de artigos para ourives, etc.), melhor ainda! Os parafusos ficam brilhando, e ficam muito mais bonitos no lugar. Aproveite que você tirou todos os plásticos e parafusos, e faça umas "arruelas" de plástico (mais detalhes de como fazer em outro artigo) para colocar entre os postes e os plásticos decorativos. Com isso a pancada da bola que as vezes quebra a beiradinha do plástico decorativo, dificilmente vai danifica-lo de novo. Você pode usar arruelas de metal. Mas quando acender as lâmpadas do PF, vai ficar feio. Eu avisei.
f) Lâmpadas - Vide acima, o mesmo trato dado as lâmpadas do Backbox, deve ser dado as lâmpadas do Playfield. Cuidado pra não deixar cair sujeira, parafusos, etc. dentro dos suportes. As lâmpadas pisca (são as maiores) recebem os mesmos cuidados. Lembre-se que há lâmpadas dentro dos bumpers, que também merecem o devido cuidado e respeito
g) Bandeirinhas - Se você tiver saco de retirar o conjunto de bandeirinhas, nada como uma boa escovada com "veja", para deixa-las como novas! É serio! Fica novinho em folha! Dá trabalho, mas vale a pena! Aproveite para limpar os alvos que ficam por trás das mesmas.
h) Plásticos em geral - Se forem plásticos pintados, provavelmente o "veja" dos 2001 usos também pode-lhes dar um trato daqueles. Mas teste sempre em um velho, ou em uma área que pode ser danificada, pra não dar encrenca, né?
i) Metais, rampas, etc. - Kaol, Brasso ou Silvo. E muita disposição. NÃO USE POLITRIZ ELETRICA. Pode criar riscos nos seus metais, ou até mesmo no playfield. E depois não diga que eu não avisei.
j) Decorativos opacos (os que ficam entre os rollovers, etc.) - Se estiverem foscos (perderem aquele brilho característico) e não aceitarem polimento com Kaol, etc. vale mais a pena trocar por um novo. La na Filistra, a ultima vez que eu comprei, custava 2 ou 3 reais cada um. Não seja pão duro com o seu Pinball. As vezes gastar 20 ou 30 reais no PF, deixa sua maquina com OUTRA aparência. E um jogo mais divertido.
k) Tampa do "through" (aquela onde tem escrito "Taito"): Polimento básico, cera grand-prix nela!
l) Ball Plunger (o lançador da bola): Primeira coisa é Ter aquela pontinha de plástico para substituir. Não custa 1 real e ACABA com a sua bola se estiver gasta. Metal batendo em metal, só dá encrenca. Se estiver gasta. Troque-a. Eu já disse pra você trocar a pontinha do plunger? Já? Então digo de novo: Troque a ponta do plunger. Você não vai se arrepender. Se você quiser dar uma OTIMA geral no mecanismo, solte o grampo "C" que fica próximo a ponta do plunger (que eu já disse pra você trocar, viu!), e retire a mesma. A mola vai sair, e você vai poder retirar o conjunto todo por trás. Observe a guia plástica que fica por dentro do conjunto (são dois parafusos a retirar, pelo lado de dentro da maquina). Se estiver quebrada, troque-a - nada pior do que uma bola que não tem força na saída.
m) Contatos do PF - Limpe CUIDADOSAMENTE com um pano (coloque o pano entre os contatos, aperte-os como se estivesse querendo "fechar" o contato e puxe carinhosamente o pano) ou com um papel de "cartão de visita" (que é levemente abrasivo). NUNCA (eu disse N U N C A) use lixa nesse tipo de contato. Este contato é banhado a ouro, uma camadinha muito fina. Se você lixar, retira o banho de ouro e aí babau, mau-contato pro resto da vida!

4 - Interior do Pinball

Não tem muita coisa pra mexer, mas é sempre bom observar alguns itens

Na fonte box:
- Verificar se os fusíveis não estão enferrujados. Verifique seus suportes também
- Verificar se o transformador está com o "tap" (aquele conector que fica em cima dele, que dizem que é para "aumentar a força do flipper" mas NÃO É) na tensão correta - tem uma tabela logo abaixo dele, se a sua fonte box estiver limpa
- Verificar se os capacitores não estão "vazando" (se estiverem, você vai saber hehehe)
- Verificar se todos os contatos estão firmes, sem fios soltos
- Verificar o cabo de alimentação, se está partido, ressecado ou encostando onde não devia

Na parte da frente (onde fica a caixa de fichas)
- Verificar os conectores
- Verificar os "platinados" (interruptores de laminas)
- Lixar com lixa 600 os interruptores dos flippers (ATENÇÃO!!! APENAS OS INTERRUPTORES DOS FLIPPERS E OS INTERRUPTORES DE FIM DE CURSO DEVEM TER ESSE TRATAMENTO!!! NÃO LIXE INTERRUPTORES DE NIVEL LOGICO!!! NÃO DIGA QUE EU NÃO AVISEI!!! :oD) com bastante cuidado. Vide a forma acima de limpar os interruptores do playfield
- Verificar a posição do tilt, se está tudo ok
- Dar uma olhada geral, se não tem nada solto

E no mais, limpeza geral, aspirador de pó, etc.

5 - Embaixo do Playfield

Aqui é que a coisa pega. Se você NÃO SABE o que está fazendo, vai por mim: Pede leite. Peça ajuda. Não tenha vergonha de pedir ajuda a quem SABE o que está fazendo. Ai embaixo as coisas são complicadas, e não vale a pena futucar no que você não conhece.

Os conjuntos de flippers, já tem um manual prontinho dizendo o que fazer aqui no site. Não vale a pena repetir tudo aqui. Vai lá na seção "Dicas Técnicas" e procure pelo texto sobre flippers. La você aprende a fazer tudo - desde trocar bobina até regular força e limpar o mecanismo.

De resto, é praticamente limpar contato (todos são do tipo lógico) e trocar uma ou outra coisa, vamos aprender aqui como fazer

- Trocar placa TIP - As bobinas são acionadas por placas TIP, que são placas com um resistor, um diodo, um transistor e um fusível. Este fusível é mais um "fio-sivel" do que propriamente um fusível. A melhor forma de testa-las é a seguinte: Olhando a placa de frente, você vai ver no meio uma peça preta, chamada TRANSISTOR. Esta peça tem 3 terminais. Se você conectar os terminais 2 e 3 (os dois mais a direita), ele vai ativar uma determinada bobina a qual ele está conectado (A peça que os prende no lugar, tem escrito qual placa faz o que). Se não funcionar, troque a placa e teste novamente. Troque a placa com a maquina desligada, obvio. O transistor dessa placa é o TIP36A, fácil de encontrar no comercio. E o "Fio-sivel" nada mais é do que um fiapo de fio "cabinho". Basta soldar outro fiapo no lugar.
- Trocar Relê Vira/Relê Play - É rarissimo você ver um desses com defeito. De qualquer forma, você normalmente tem 2 reles desses em sua maquina (A gemini 2000 tem três), eles são intercambiaveis - um entra no lugar do outro. Inverta a posição dos reles, e verifique se o defeito some, ou muda. Caso aconteça, o problema é em um dos reles. Mas como já disse, isso é RARISSIMO de acontecer.

6 - Parte eletrónica

Mais uma vez: Só mexa na parte eletrónica, se você REALMENTE souber o que estiver fazendo. Não me responsabilizo por qualquer coisa errada que você venha a fazer, ok? ;o)

Primeiro, vamos lembrar dos conectores. O maior problema das maquinas Taito é justamente a cacetada de conectores que liga a placa dos displays no rack as placas CPU e interface. Não apenas são fáceis de quebrar as soldas, como também oxidam com facilidade. Então, a primeira coisa que você vai fazer quando pegar sua Taito é:

a) Retire as placas CPU e interface do rack. Retire o rack da maquina também
b) Com lixa 600 ou uma dremel, lixe todos os pinos das placas CPU e interface. Evidentemente lixe de leve, apenas para retirar a oxidação
c) Observe dentro dos conectores fêmea (os que tem buraquinhos). Se estiverem oxidados, você vai Ter que desmonta-los e limpa-los por dentro também
d) Puxe os fios que tem os conectores na placa dos displays. Se eles soltarem com facilidade, não seja preguiçoso: Resolde-os com bastante cuidado, soldando por cima e por baixo da placa. Esta é uma das piores fontes de mau-contato do rack Taito.
e) Resolde os pinos dos conectores - Encoste o ferro de soldar e aplique mais solda. Faça isso com TODOS os conectores. Se fizer nos transistores e resistores da placa dos displays, é muito bom também.

Vamos fazer agora um "tour" pelos problemas mais comuns da placa CPU

- Capacitor de tântalo que fica próximo ao 555 na placa CPU - Se aquele capacitor der problema - e capacitor de tântalo é danado pra dar problema, vai travar completamente a CPU. Troque por um capacitor de 10 uF x 16V
- Capacitor de 10KpF que fica entre os pinos 4 e 9 do 7474 próximo ao conector superior da CPU. Sem aquele capacitor, a CPU raramente funciona
- Mau-contato nas memórias - verifique se os soquetes das memórias e os pinos das EPROMs estão limpos, caso contrario, troque-os!

Agora alguns problemas da Interface

- Verifique se tem 24 volts entre o terra e o positivo do capacitor eletrolitico que fica na linha 4 a direita na placa interface
- Deve haver 2 diodos abaixo dele. Verifique se há 18 volts entre o positivo do capacitor e o ânodo do diodo mais a esquerda, deste conjunto de dois diodos. Se não houver, você não tem leitura de contatos.
- Verifique se há o fio terra soldado ao barramento de terra da interface. Se não tiver, solde um fio flexível razoavelmente grosso (14awg por exemplo) a direita do quinto resistor que estiver na horizontal, na extrema esquerda da placa. Vide (futuras) fotos.
- Verifique o capacitor de 0,47uF que fica quase no canto superior esquerdo, embaixo de dois resistores na horizontal. Sem aquele capacitor, a placa interface não funciona.
- Verifique também o transistor que fica na linha 2 da placa a direita, ao lado do 7407. É um BC549 - Normalmente está com as pernas quebradas.
- Displays com segmentos faltando? Verifique (se não for os displays), os transistores da coluna esquerda da Interface.


Bem, essas foram as dicas que eu me lembrei no momento. Pode ser que eu tenha esquecido algum detalhe importante. Se você tem alguma outra coisa que acha que deveria estar aqui, fique a vontade para me mandar um e-mail e acrescentarmos informação a esse pequeno tutorial.