Mapper interna de 512K para o FS-A1 MKII


Ah, o MKII...Um dos micros mais bonitos e cuti-cuti da panasonic!

Um MSX2 que facilmente vira MSX2+, pequeno, simpatico, com tudo de bom que um MSX tem que ter. Ta bom, nao tem o drive, mas nao faz a menor diferença. Quem usa drive de 3½ hoje em dia? Levinho, cabe na bolsa, excelente computador...

...A nao ser pelo tijolo da fonte externa (mas isso é outro artigo :oD)

Como é um MSX2 fantastico, merecia ter 512K de mapper interna, nao acha? Vem so com 64K, um desperdicio! Mas vamos corrigir esse problema agora :o)

Primeiro, a teoria:

Basicamente você conecta uma SRAM no barramento do MSX da forma "padrao", ou seja:

Em alguns micros, basta ligar o /CS ao /CAS da RAM dinamica. no caso do FS-A1 MKII, eu liguei no /CAS das memorias DRAM, mas poderia ter ligado direto no MSX Engine (o que francamente, eu ate prefiro). Em alguns micros, voce precisa conectar diretamente a um dos pinos do MSX Engine (normalmente o /SLT3-3.0) apos desconecta-lo da placa. a opcao é sua.

Tambem, no S1985, você tem alguns pinos que tem função dupla, configurados no startup de acordo com a condição dos pinos de teclado (!). No caso da mapper, você so terá 256K de mapper a não ser que faça um pequeno circuito para dar um pulso a GND na inicialização, na linha X5 do teclado. Note que essa linha tem um pull-up a VCC. O que você tem que fazer é joga-la a GND por 0.2 segundo (valor arbitrario, funciona, qualquer coisa consulte o data sheet) no RESET. Ai o S1985 habilita a linha MA18 da mapper, o que dá os 512K que almejamos.

Não é a coisa mais facil do mundo fazer essa expansão, meramente porque você tem que soldar fios MUITO finos. Mas fora isso, até uma criança faz. Se você não conseguir fazer, eu posso faze-lo mediante uma pequena taxa. Contacte-me pelo e-mail alexandre@tabalabs.com.br e posso realizar o serviço pra você.

Lista de componentes necessarios:

Começamos abrindo o micro. Cuidado com as fitas do teclado, elas sao frageis, retire e recoloque com todo o cuidado possivel

Esta é a placa-mae do computador. Retire-a do gabinete e vamos trabalhar apenas nela

Nós vamos retirar as duas memorias DRAM (os dois chips pequenos na parte inferior da foto) e liberar os furos (retirar as soldas) do espaço ao lado da ROM, é la que nossa SRAM de 512K vai ficar

Essa e a placa mae do equipamento na parte inferior

Dobre para cima (com cuidado, porque são frageis) os pinos 1, 2, 3, 32, 31, 30, 29, 24, 22 da SRAM

A aparencia final é essa:

Solde a memoria no lugar vazio ao lado da ROM. Nao se preocupe com a pinagem, é como se voce estivesse soldando a SRAM por cima da ROM principal

No caso, usei soquetes para a ROM e a RAM. Pode ignorar no seu caso.

Agora vamos soldar alguns dos fios da RAM no Z80. Devemos ligar os seguintes pinos:

Isso completa as ligações por cima da placa. Se voce ligar o computador, inclusive, ele deve funcionar com 64K. Agora vamos agora ligar os fios embaixo da placa, no MSX Engine

O pino mais de cima é o pino numero 1. Começamos as soldas a partir do pino 3. Na realidade deveriamos começar a partir do pino 7, que é o MA14. Mas fica um bocado mais facil você pre-cortar os fios, estanhar e soldar de cima para baixo, é a posição "menos incomoda" para tal.

Observe que você esta trabalhando com fios finissimos com um espaçamento absurdamente pequeno. Se você não tem pratica, não recomendo tentar faze-lo. Melhor morrer em algum dinheiro para alguem fazer DIREITO para você, do que ferrar seu MSX raro e caro. Todas as orientações aqui são precisas, porem assume-se que você tem pratica no manuseio do ferro de soldar.

Observe tambem que eu usei duas cores de fio (era o que tinha a mao, mal ae!) para diferenciar entre os pinos pares e impares. Isso facilita não apenas para descobrir um eventual defeito, como tambem deixa o serviço mais bonito. E sim, eu sou nacionalista, por isso usoverde e amarelo :)

Corte 5 pedaços de fio de aproximadamente 25 centimetros cada um, e solde da forma mostrada acima. O pino 7 (mais abaixo) é o MA18 e o pino 3 (mais acima) é o MA14. E solde na memoria da seguinte forma:

Depois de soldar os fios no MSX Engine, use uma gota ou duas de super bonder para grudar os fios na placa. Obvio que, antes disso, você se certificou que os fios estao soldados corretamente e não há nenhum curto entre eles, não é? :o)

Feito isso, rode o TESTRAM e veja se tudo está funcionando de acordo. Neste momento voce deve ter 256K de Mapper RAM

(foto ilustrativa, 512 só depois de montar o circuitinho da linha X5)

Por enquanto é só! Vou atualizar o artigo depois com o circuito pra pulsar a linha X5 no Boot, e habilitar a area de 256 a 512K de mapper! :oP