Transforme a bandeja letter de sua HP LaserJet 4  em A4.

Por Luciano Sturaro, especialmente para o Tabajara Labs

(A  necessidade é a mãe do improviso. : ^ p)


  Até que enfim sai ou ao menos fiquei menos dependente de uma impressora movida a tinta (um dia você vai ter uma) e entrei para o seleto grupo dos possuidores de uma LaserJet 4 Plus. Tudo graça ao nosso amigo Alexandre Souza "Tabajara".

  Mas quem tem uma máquina destas já percebeu que ela vem com bandeja Letter (carta para nós), sendo que no comercio o que mais se acha é papel A4. E como achar uma bandeja A4 é algo muito difícil, porque não modificar a bandeja Letter para A4? Vamos lá então.


Tá meio fora de foco, mas serve...

Como dá pra ver, tem uma sobra enorme de espaço no fundo da bandeja e um "calço" para segurar o papel no lugar.


Espaço inútil no fundo da bandeja.

Bem... colocando uma folha de papel A4 sobre a bandeja, dá pra ver que o papel cabe, só tem o bendito "calço" no meio do caminho. E o papel A4 é um pouco mais estreito que o Letter.


Por pouco que não cabe...

O jeito então é meter a serra nesse calço. Como o tiozinho aqui ainda não teve grana pra comprar uma Dremel (alguém quer me dar uma de presente? Faço aniversário em novembro), o jeito é se virar com a velha starret mesmo. Corte o calço bem rente ao fundo da bandeja., pode cortar também os dois reforços que estão dentro do calço, só vao atrapalhar mais pra frente.


Com jeito e paciência até a starret faz o serviço. :oP

Depois de cortar todo o fundo, corte a parte de baixo. Cuidado pra não estragar o calço, pois vamos reaproveitar um pedaço dele, a saber a parte da frente onde tem esses dois ganchos plásticos.


Já falei, quem quiser me dar uma dremel de presente, não se acanhe.

A meleca já fora da bandeja. Agora o papel A4 entra com bola e tudo, ou seja sobra espaço.


1/2 dúzia de bolhas na mão depois...

Olhando bem de perto, sobra uns 4mm , justamente a espessura do calço!


Tá... a serra arranhou um pouco o plástico, mas e dai? :P

Corte as travessas do calço, deixando tudo liso. Veja que o calço agora encostado no fundo da bandeja, dá justamente a espessura que é preciso para travar o papel dentro da bandeja.


A sobra de plástico só tem um destino: Lixo.

Agora ajuda da nossa velha amiga super-bonder, passe uns 8 fios de cola na sentido vertical. Coloque na mesma posição (alinhe pelos rasgos quadrados que tem no fundo da bandeja). Se não quiser ficar segurando, use dois prendedores de roupa pra segurar a peça no lugar até a cola endurecer.


Não da pra ver, mas já tem cola ai no plastico.

Agora precisamos modificar o sensor que aciona os switches da bandeja, para que ela seja detectada com uma bandeja A4.


São esses carocinhos ai..

Consultando o manual de serviço a seqüência para os switches é esta da tabela.

Como o que nos interessa é a combinação para A4, basta cortar o pino da parte de cima da bandeja.


Tá cortado!

Agora resta resolver o problema da largura da bandeja, como o papel Letter é um pouqinho mais largo vai ser preciso modificar uma mola que trava o papel na posição correta.


Sobra uns 4 milímetros ai.

Com cuidado retire a peça plástica que trava a mola no lugar.


A mola.

Como dá pra ver a mola tem um grande parte que fica dobrada dentro o suporte, no caso vamos utilizar esta sobra pra aumentar o curso da mola. Também é preciso envergar a mola um pouco mais.


Uma das pontas já modificada, a mesma da foto anterior.

A mola já instalada, veja que agora ela empurra o papel na posição correta. Basta colocar a trava plástica no lugar e pronto!


O "serviço" pronto.


Bom, espero que essa gambiarra toda seja de algum proveito e salve alguém que esteja sofrendo pra achar essa porcaria de papel Letter.

Grande abraço,

Luciano Sturaro

sturaro(at)msxpro.cjb.net