Conversores de pinagem

(feitos em casa)


Muitas vezes precisamos programar ou testar um integrado PLCC, ou outro encapsulamento qualquer. Há duas opcoes: O conversor soldado, que transforma o integrado em DIP, ou o conversor "ZIF" (de Zero Insertion Force, ou força de inserção zero) que é utilizado quando voce precisa efetivamente trocar o chip ou fazer apenas um teste temporario.

Os conversores comerciais custam uma baba de dinheiro. Este daqui por exemplo, eu me lembro que o meu cliente (infelizmente nao é meu :(((( ) pagou coisa de 700 reais, comprado aqui no Brasil:

Este conversor é revendido pela Macsym, empresa que dá excelente suporte aos seus usuarios, mas é conhecida por meter a faca nos preços :) Este conversor é de PLCC-52 para DIP.

Como custa SEMPRE muito caro, a solução é fazer em casa. Mas como?

Ora, basta voce perder a preguiça e usar o seu programa preferido de desenho de circuito impresso. Este aqui foi feito para Atmega 128:

Nao é TAO dificil assim depois de voce ter a sua disposicao o maravilhoso metodo de transferencia termica de toner. Com eles, trilhas de .015" e .010" sao faceis de serem conseguidas.

No caso de conversores ZIF, eu ja fiz de varios tipos, de acordo com a minha necessidade E pressa. Normalmente voce precisa fazer um "sanduiche" de placas, para poder converter por exemplo PLCC-32 para DIP-32. Veja só:

Este é um conversor PLCC-44 para DIP-44. Como a largura do soquete PLCC-44 ZIF é muito maior que a largura de um soquete DIP, foi necessario fazer uma placa superior para o soquete ZIF e uma placa inferior para o soquete DIP.

 

Esta é uma visao do soquete, explicando mais ou menos como foi feito (eu nao guardei foto das placas). Observe que a placa de cima leva os pinos do soquete ate as bordas e a placa de baixo leva os pinos das bordas ate o centro

 

Esse ja foi um soquetinho feito mais na gambiarra. Eu precisava URGENTEMENTE converter PLCC-32 para DIP-32...entao fiz tudo na mao, com fio :) Ficou uma zorra né? Mas funciona ate hoje.

 

Este é um conjunto de adaptadores. O primeiro isola pinos da EPROM para testes, o segundo é um PLCC-28 para DIP-28, depois um PLCC-32 para DIP-32 e o quarto é para uma aplicacao muito especifica que fiz ha tempos.