Construindo um HP16505A


Sonhos...Ah os sonhos...

Desde o primeiro dia que eu consegui o meu HP16500A (agora na versão C), eu desejei ter um HP16505A, o tal do "Prototype Analyser"

O 505 é um computador externo ao HP16500, que amplia suas funções e que adianta outras, fazendo a operacao do analisador logico ser muito mais eficiente e rapida que naquela telinha minuscula de toque.

Obviamente, nao é barato, nem facil de importar. Pesando 8 quilos e tendo o tamanho de uma CPU, o correio fica caro e, ainda por cima, os impostos provavelmente serao um absurdo. Pra voce ter uma referencia de tamanho, olha aqui a foto de um desses...

O 505 nada mais é que uma estacao HP712 PA-RISC. Na realidade, até o "model number" é o mesmo. Como disse o Glen Slick, "um HP16505A nada mais é que uma HP712 com duas etiquetas e um software a mais no HD". Sendo assim, uma hipotese "remota" de ter um desses era se aparecesse um (raro) HP712 por aqui. Quem sabe um dia, né?

O dia chegou :)

Estava eu passeando na Belanova quando de repente, olho pra um canto e o que eu vejo? Um HP712!!! :oD Desmontado, faltando peças e sujo, mas tava la :) Negociei com o camarada Yanke, gente muito boa, e trouxe o premio pra casa por uma tutta-e-meia. Ai começou minha epopeia.

O HP712 é uma maquina razoavelmente simples. Uma fonte, placa-mae, HD SCSI de 2 gigas e um floppy (que nao veio no pacote, mas é um floppy de PC como qualquer outro). Esta estava com o HD e com 128 megas de memoria. E funcionava, dei sorte :o) Faltou o dissipador do processador mas isso eu resolvi em um momento.

Conversando com o pessoal da lista HP_agilent_equipment do Yahoo, consegui a imagem do HD do HP16505A e bastava fazer um DD (nao conhece? Google!) da imagem pro HD do 505 e pronto, brinquedo novo em casa :oD

So que obviamente, nao foi tao facil assim...

Ou seja, é possivel sim fazer um HP16505A a partir de um HP712.

Se voce quiser seguir pelo mesmo caminho, aqui estao todos os passos para voce ter um 505 igual ao meu:

O sistema é um sistema fechado...mas...Dá pra logar como root ;o)

Na tela de boot da HP, aperte ESC

Voce vai entrar no menu de boot

Estou assumindo que seu HD está no ID6, entao basta digitar

boot_admin> boot pri isl

E voce vai cair no prompt do ISL

isl> hpux -is boot

Pronto, o sistema monta como monousuario e voce estará logado como root. Recomendo o comando passwd root para que voce defina a SUA senha de root, e possa logar via telnet tambem como root.

 

Hackeando as permissoes de uso

O software da HP é velho e nao mais suportado. Voce nao pode NEM COMPRAR o software original. Entao estou tentando passar por cima da limitacao de 21 dias dos softwares auxiliares. Fique ligado, uma hora eu chego la :)

 

SERVIÇO:

Imagem do software da HP (Software V1.40, a ultima que saiu, todas as ferramentas opcionais conhecidas. As ferramentas funcionam por 21 dias ou 500 horas se a bateria do relogio nao estiver operacional.

Update da ROM do HP712 para versao 2.3 (o procedimento de instalacao é BEM complicado, envolvendo o uso de uma fita DAT. Instrucoes dentro do pacote)