Construindo um HP16505A
Sonhos...Ah os sonhos...
Desde o primeiro dia que eu consegui o meu HP16500A (agora na versão C), eu desejei ter um HP16505A, o tal do "Prototype Analyser"
O 505 é um computador externo ao HP16500, que amplia suas funções e que adianta outras, fazendo a operacao do analisador logico ser muito mais eficiente e rapida que naquela telinha minuscula de toque.
Obviamente, nao é barato, nem facil de importar. Pesando 8 quilos e tendo o tamanho de uma CPU, o correio fica caro e, ainda por cima, os impostos provavelmente serao um absurdo. Pra voce ter uma referencia de tamanho, olha aqui a foto de um desses...
O 505 nada mais é que uma estacao HP712 PA-RISC. Na realidade, até o "model number" é o mesmo. Como disse o Glen Slick, "um HP16505A nada mais é que uma HP712 com duas etiquetas e um software a mais no HD". Sendo assim, uma hipotese "remota" de ter um desses era se aparecesse um (raro) HP712 por aqui. Quem sabe um dia, né?
O dia chegou :)
Estava eu passeando na Belanova quando de repente, olho pra um canto e o que eu vejo? Um HP712!!! :oD Desmontado, faltando peças e sujo, mas tava la :) Negociei com o camarada Yanke, gente muito boa, e trouxe o premio pra casa por uma tutta-e-meia. Ai começou minha epopeia.
O HP712 é uma maquina razoavelmente simples. Uma fonte, placa-mae, HD SCSI de 2 gigas e um floppy (que nao veio no pacote, mas é um floppy de PC como qualquer outro). Esta estava com o HD e com 128 megas de memoria. E funcionava, dei sorte :o) Faltou o dissipador do processador mas isso eu resolvi em um momento.
Conversando com o pessoal da lista HP_agilent_equipment do Yahoo, consegui a imagem do HD do HP16505A e bastava fazer um DD (nao conhece? Google!) da imagem pro HD do 505 e pronto, brinquedo novo em casa :oD
So que obviamente, nao foi tao facil assim...
Primeiro, eu precisava de uma maquina rodando Linux. Sorte que o Amauri me deu um P3 velho que era perfeito pra tarefa.
Baixei o Ubuntu mais novo, gravei o CD e fui instalar...
Apos 8 (!) tentativas de instalacao, mudança de CD, HD, placa-mae, etc...Consegui um conjunto que o ubuntu nao dava pau.
Como eu nao queria nem mexer no HD que veio com o HP712, tive que achar um HD SCSI que tivesse conector de 50 pinos. Por sorte tinha ganho um servidor HP Pentium2 do Jorge Lourenço, que tinha um HD de 4 gigas. WooHoo!
DD da imagem pro HD de 4 gigas, instalei no lugar, BOOTOU! :oD
Ou seja, é possivel sim fazer um HP16505A a partir de um HP712.
Se voce quiser seguir pelo mesmo caminho, aqui estao todos os passos para voce ter um 505 igual ao meu:
Consiga um HP712. Há o /60, /80 e /100. Esta é a velocidade do processador, quanto maior, melhor. O meu é um /80.
A imagem do HD é de 2 gigas. Nao adianta colocar um HD maior que isso. Recomendo um HD de 4 gigas porque há alguns HDs de 2 gigas que sao menores que a imagem disponivel. Nao é dificil conseguir um HD de 4 gigas SCSI 50 pinos.
Coloque o maximo de memoria que voce puder. As memorias sao de 72 pinos, aquelas usadas em 486. O maximo que a minha placa-mae suporta sao 192 megas, e as memorias sao sempre instaladas em pares (4 slots de memoria). Lembre-se disso!
O floppy é completamente dispensavel SE VOCE NAO VAI INSTALAR NADA NA MAQUINA. Se voce conseguir os softwares da HP pro 505, vai precisar do floppy pra instalar. Aproveita e me manda uma copia :o)
Voce vai precisar tambem de um cabo SCSI HD-50 para conectar o analisador logico ao 505
Faça o DD da imagem com o comando dd if=./HP16505A_X.img of=/dev/sdx onde SDx é o seu HD (tipicamente SDA ou SDB, dependendo se é o primeiro ou segundo HD da fila)
Basta colocar o HD no HP712 e pronto, ja funciona :o) Lembre-se de manter o ID do HD na posicao 6. Senao, quando voce bootar, vai levar 5 a 10 minutos (!) pra passar da tela escrito "HP505" em ascii art :o(
O sistema é um sistema fechado...mas...Dá pra logar como root ;o)
Na tela de boot da HP, aperte ESC
Voce vai entrar no menu de boot
Estou assumindo que seu HD está no ID6, entao basta digitar
boot_admin> boot pri isl
E voce vai cair no prompt do ISL
isl> hpux -is boot
Pronto, o sistema monta como monousuario e voce estará logado como root. Recomendo o comando passwd root para que voce defina a SUA senha de root, e possa logar via telnet tambem como root.
Hackeando as permissoes de uso
O software da HP é velho e nao mais suportado. Voce nao pode NEM COMPRAR o software original. Entao estou tentando passar por cima da limitacao de 21 dias dos softwares auxiliares. Fique ligado, uma hora eu chego la :)
SERVIÇO:
Imagem do software da HP (Software V1.40, a ultima que saiu, todas as ferramentas opcionais conhecidas. As ferramentas funcionam por 21 dias ou 500 horas se a bateria do relogio nao estiver operacional.
Update da ROM do HP712 para versao 2.3 (o procedimento de instalacao é BEM complicado, envolvendo o uso de uma fita DAT. Instrucoes dentro do pacote)