"Remanufatura" de um drive original de amiga (Panasonic)


Bem, a historia começou assim:

Eu comprei um Amiga pra fazer uns testes do meu multi-kickstart. O Amiga ja chegou assim "meio estranho", com só dois parafusos segurando a tampa. Eu ja imaginei "lá vem encrenca". Realmente, o Amiga tinha sido "canibalizado" ao maximo possivel. De qualquer forma, ja está funcionando e vou detalhar aqui os passos que eu usei para recuperar o drive - que ja tinha sido bastante futucado - e coloca-lo em condição perfeita de funcionamento. Antes da "remanufatura", nao lia disco nenhum. Agora lê até disco voador :o)

La vamos nós...

Este é o drive panasonic, ja sem a tampa. Note que eu coloquei um LED vermelho na frente dele (é só encaixar, ja há o conector) para indicar quando que o drive estava sendo acessado.

Note que para retirar a parte superior, voce deve empurrar o botao do drive para tras, ate liberar estes roletes (2 de cada lado), retirando a parte superior do mecanismo do drive, que tambem libera a cabeça de gravacao/leitura de cima.

A parte de cima ja retirada. Cuidado com os roletes que ficam nas laterais - eles saem e precisam ser retirados e limpos

Detalhe do rolete retirado. Limpeza completa com alcool isopropilico!!!

Vista superior do drive sem a parte superior do mecanismo do disquete. Note que uma cabeça fica encostada na outra, e veja quanta sujeira acumula com o tempo!!! Cuidado com o conjunto de cabeças, para nao dar um esbarrao e tirar o drive do alinhamento radial.

Esta é a parte que "abre" a tampinha metalica do disquete. Para retirarmos a parte inferior do mecanismo do disquete, temos que retirar esta trava branca que estamos vendo encaixada no eixo, e depois retirar a mola e a peça branca que aciona a portinha do disquete

Ugh, que foto horrivel! Mas ai voce ve a mola e a trava branca retiradas.

Com a peça branca retirada, o proprio mecanismo vai pra frente, pela ação das molas que voce ve no centro da imagem, na parte superior e inferior (elas sao meio esverdeadas)

Parte inferior do mecanismo de disquete retirada. Observe quanta sujeira!!! Bleeeeaaarrrggghhhh!!!

Olha a sujeira...

Este flat cable é o que liga o sistema que movimenta/reconhece o disco a placa controladora que fica logo atras

Cabos das cabeças 0 e 1 (marrom) e cabo do sensor de trilha zero (branco com a ponta azul)

Vista superior do conjunto do motor/sensor de disco. No canto inferior esquerdo ficam os sensores de habilitacao de gravação e presença de disco. No canto inferior direito o circuito que controla o motor, que é essa roda enorme no meio.

Led colocado para ver quando o drive estava sendo utilizado. Basta encaixa-lo neste conector. Se nao funcionar, inverta a posicao do mesmo. Observe que o negativo (lado chanfrado) fica para a direita.

Parte de baixo da controladora do drive. Olha como ja foi futucado!!!

Parte de cima da controladora do drive. Note a direita, no meio da imagem, os conectores das cabeças e do sensor de trilha zero. Note tambem no canto superior esquerdo da imagem o conector de alimentacao do drive, e como suas soldas sao frageis. Vamos resolver isso em um momento!

Nada como uma solda reforçada...

Olha que gambiarra HORRIVEL no seletor de posicao de drive. Ta funcionando? Deixa ficar. Mas bonito nao ta nao.

Recolocando o cabo da cabeça no lugar...

Sensor de trilha zero. Se voce tiver o disco analogico de alinhamento, e um osciloscopio, voce afrouxa este parafuso e manda o drive ir para a trilha zero, para regular este sensor. Caso contrario, NUNCA mexa nesse parafuso. Voce foi avisado :o)

Aqui temos os dois parafusos que seguram o motor de passo que movimenta a cabeça. Sao eles que voce solta para o alinhamento RADIAL da cabeça. Só com disco de alinhamento analogico. Ou muita sorte...

Cabeça de baixo (cabeça 0) ainda um bocado suja

Sensores de presença de disco e de habilitacao de gravacao

Cabeça de cima (cabeça 1)

Tudo limpo, vamos começar a remontar o mecanismo. Limpe toda a graxa, sujeira e poeira da mesa inferior do mecanismo do disquete (a direita)

Mesa colocada no lugar, hora de colocar as molas

Com muito cuidado, coloca-se de volta as duas molas que prendem a mesa no lugar (uma de cada lado do drive)

Mola devidamente colocada

Lubrificação com graxa grafitada dos trilhos da mesa inferior

Empurra-se a mesa inferior pra tras, e coloca-se a peça branca que abre a portinhola do disquete de volta a sua posicao original

Mola colocada, observe a posicao da mesma para nao errar! Se colocar errado, o disquete nao é ejetado do drive.

Nao se esqueça da travinha branca...voce nao a perdeu, né?

Trava colocada no lugar. É só colocar em cima do eixo e pressionar pra baixo.

Lembre-se: Graxa grafitada em tudo que tem atrito e se move.

Rodilho colocado no lugar

Ele merece uma graxinha tambem...

Nao se esqueça de colocar esta peça plastica, antes de recolocar a mesa no lugar

Pronto, parte superior colocada de volta. É só empurrar o botao do disquete pra tras, e encaixar a mesa nos ressaltos existentes na parte lateral do drive!

Nao esqueça do botaozinho de ejetar o disco...

Recoloque os suportes inferiores do drive...

Drive pronto, ja em operação, lendo o disco "Final Fight"

Mais um drive salvo, missao cumprida!!! Ao lado, placa de um A500 Rev.5 (da Mad Dog Mcree)

Agora vamos montar a mesa superior do mecanismo do disquete